A Alma numa visão Cabalística

Numa das últimas aulas do meu curso de Tarot falamos de "Alma" integrada no conceito da árvore da vida. Achei tão interessante que não quis deixar de partilhar com quem me lê.
Podemos considerar a alma dividida em diversas camadas que vão do seu nível mais denso ao mais subtil e elevado, todas fazem parte de nós a questão evolutiva que se põe é até onde conseguimos chegar. Não vos falo de todas elas, mas sim das oito com que mais nos relacionamos.
Nefesh: A parte mais baixa da alma que se relaciona com o nosso instinto animal, de sobrevivência. O seu foco é alimento, abrigo e segurança, está ligada à parte material da vida, aos apegos. O que chamamos de fantasmas serão a manifestação desta camada da alma que não consegue largar este mundo de matéria.
Esta palavra corresponde às letras Hebraicas Nun, Phe e Shin (NPhSh) que ao serem associadas aos caminhos da Árvore da vida fazem saltar 3 cartas de tarot: A Morte, A Torre e o Julgamento. Ao reflectir sobre estas 3 cartas conseguirá compreender o conceito mais vasto que caracteriza a alma Nefesh.
Ruach: A alma da moralidade responsável pêlos nossos valores e princípios de vida. Dá-nos a capacidade de distinguir o certo e o errado, o bem e o mal. Através do mesmo método usado anteriormente, temos a correspondência com: O Sol, O Hierofante e o Carro.
Neschemah: O intelecto superior, a camada mais refinada do espirito superior. Correspondendo à Morte, Julgamento, Dependurado e Imperador.
Estas são as 3 grandes divisões álmicas, seguem-se duas opcionais que podemos ou não desenvolver, sendo estas:
Chayyah, a alma consciente do divino. O Julgamento, o Eremita e o Imperador são os arcanos que representam este estado de alma.
Yehida, a alma em união com o divino.
Temos em seguida algumas especializações das 3 almas iniciais:
Ruach Hakadech, a alma profética onde podemos incluir os profetas, videntes e também os visionários. Parte da alma que nos interessa muito como tarólogos, desenvolvendo-se como "tradutor" das mensagens do universo alcançamos esta alma profética. Aqui, além das cartas de Ruach (Sol, Hierofante e Carro) associada à moralidade, acrescentamos: O Imperador, A Roda da fortuna, A Imperatriz e o Julgamento.
Podemos ainda falar de Neschmah Yesara e de Neschmah Kadosha ambas desenvolvidas a partir do intelecto superior e relacionadas com a devoção espiritual, sendo respectivamente a alma de Shabbat (equilíbrio da harmonia das famílias com Deus) e a alma da Torah, da revelação divina.
Reflitam bem sobre as cartas que devemos desenvolver em sintonia com a nossa área de artes oraculares (O Imperador, A Roda da fortuna, A Imperatriz e o Julgamento.) e partilhem as vossas conclusões.