Atenção ao exagero!

12-01-2022

Eu sei....sei que o mundo está num turbilhão, passamos uma época de muitos medos e incertezas, de certa forma dá a sensação que perdemos o controlo da nossa vida, não sabemos o que nos espera nem conseguimos fazer estimativas a médio/longo prazo. Muitos estão com os nervos em franja, com níveis de ansiedade ao alto e à beira da depressão. Mas calma, o ser humano é resiliente, vamos lá ultrapassar isto com os pés bem assentes na terra.

Noto a nível oracular uma enorme busca de "tábuas de salvação", recorre-se a oráculos e terapias milagrosas como nunca, o coaching motivacional é o que mais vende, tudo isto está certo desde que não seja usado como fuga da realidade e ilusão de um mundo alternativo. Não é o tarot, o oráculo, os presságios ou a terapia que cura tudo que vão resolver o problema, és tu, apenas tu com o teu livre-arbítrio e clareza mental sobre onde estás agora, para onde queres ir e com noção da lei causa/efeito. Todo o santo dia observo esta alienação da realidade, tudo são sinais, mensagens do universo, presságios ou orientações sobre o que vou fazer a seguir. Tornou-se um exagero partilhado numa vontade comum de criar a tal realidade alternativa, a alienação. Não dão um passo sem consultar as cartas, vai a caminhar passa uma ave...ah é um sinal para eu seguir para Este, o vento sopra cai uma folha no meu cabelo é a mãe terra a abençoar, isto quando não é para arranjar desculpas para alguma porcaria que tenham feito, aqui tem o efeito de desresponsabilização. Enfim...é quase o que chamo uma esquizofrenia oracular. São artifícios para escapar da própria vida, anestesia para as emoções que muitas vezes conduzem a más escolhas e más decisões pois não estão enraizados na realidade factual e objectiva do momento presente.

Isto não significa que se abdique do oráculo, da terapia ou de orientações exteriores, mas como tudo da vida, com conta, peso e medida. Tudo o que é excessivo torna-se prejudicial, um copo de vinho é bom, uma garrafa faz mal. Não permitam que estás áreas do conhecimento tomem conta da vida, não sejam seus escravos, todos temos capacidade de fazer escolhas conscientes e de tomar as rédeas das situações. Não temos de ser os mais abençoados, os mais dotados, permitam-se errar pelas vossas próprias escolhas, assumir a responsabilidade e aprender com isso para que não se repita. Se cada vez que erram culparem o oráculo, a terapia ou o outro, nunca irão aprender a lição.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora