Baralho Rider Waite Smith.
Originalmente publicado em 1909 é um dos baralhos mais populares a nível mundial. A sua concepção artística ficou a cargo da artista Pamela Colman Smith e estruturada sobre as indicações do ocultista Arthur Edward Waite. A sua riquíssima simbologia, muitas vezes escondida em pequenos detalhes segue a linha filosófica da escola Inglesa, moderna ou ocultista criada no séc.XIX reflectindo os conceitos da "Ordem Hermética da Aurora Dourada".
Foi o primeiro baralho em que os arcanos menores foram representados por cenários que reflectem os seus próprios conceitos e ideias através de cenas do dia-a-dia, fomentando assim a compreensão de cada carta. Outra característica que o diferencia dos clássicos é a atribuição de uma nova numeração aos arcanos Maiores: O arcano 8 passa a ser "A Força" e o 11 "A Justiça", anteriormente, nos clássicos estavam invertidos. Isto devido às novas associações Astrológicas e Cabalísticas reflectidas num baralho de linha ocultista.
Um outro aspecto a considerar é um descolamento social a dogmas religiosos e culturais adequados à época renascentista dos clássicos mas já totalmente ultrapassados no séc.XIX. tornando-o assim mais adequado às realidades culturais e sociais da época moderna.
É o baralho recomendado nas minhas formações, pois eu própria sigo a linha filosófica da escola Inglesa e pode ser facilmente encontrado na maioria das lojas físicas e online que comercializam produtos esotéricos.
É de salientar a importância em adquirir réplicas originais, caso contrário no mercado da contrafacção, embora mais baratos podem-se perder detalhes simbólicos e iconográficos muito significativos neste baralho. Se necessitar ajuda para o adquirir, terei todo o gosto em dar algumas indicações, contacte.