Criar um oráculo

18-04-2023

O poeta cubano José Martí cunhou uma frase que foi popularmente editada e é muito usada como parte da sabedoria popular: "Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro: três coisas que cada pessoa deve fazer durante a vida". Naturalmente isto não é literal, nem obrigatório e todos se podem sentir realizados sem fazer nada disso. A ideia nas entrelinhas desta frase é deixar um legado para a posteridade. Ao plantar uma árvore providência um meio de subsistência, com o filho contribui para a continuidade da espécie e com um livro deixa ao mundo inspiração e conhecimento.

Plantar árvores, feito; Ter filho, saltei; Escrever o livro, feito. Tudo isto dá realmente uma sensação de plenitude, de satisfação e realização pessoal. Ao ler isto podemos pensar que criar um oráculo pode entrar na categoria de "escrever um livro", mas digo-vos que todo o processo é muito mais intenso a nível interno, desde a sua criação à sua entrega para o mundo.

Também já fiz um baralho de Tarot, foi a minha visão e interpretação baseada e inspirada no trabalho de muitos antes de mim, não fui eu a criadora do Tarot apenas lhe dei a minha visão. Mas com o oráculo tudo é diferente e único desde a sua concepção, a sua estrutura ou sistema de uso. A sua semelhança com os outros é apenas serem cartas. Foram dois anos a trabalhar nele e a ganhar segurança para o lançar ao mundo, a abrir um espaço onde ele se possa manifestar fora de mim. Não será esta a parte de "ter um filho" espiritual? Com uma gravidez de 2 anos, após a qual deixo um bocadinho de mim no mundo das artes oraculares? Sinto-o como um processo iniciático marcante na vida onde existe o antes e o depois do "Clavis Dominus". Também houve aqui uma sincronia com o próprio processo da vida, a passagem para Anciã, entrada na Lua Minguante da vida.

Sendo assim e para terminar esta reflexão deixo algumas recomendações a quem desejar criar um oráculo:

- A sua concepção é de dentro para fora. Primeiro é necessário perceber qual a linguagem do oráculo, qual a sua estrutura, como se utiliza para que serve. E isto deverá estar muito em sintonia com os seus próprios processos internos, crenças espirituais e filosofia. Esta é normalmente a parte mais complexa e demorada. Se bem que no meu caso particular nem o foi pois toda a estrutura de 50 cartas veio num sonho, bem como o nome do oráculo. Mais tarde, da mesma forma chegaram-me mais seis cartas.

- Agora tem de perceber se vai criar um oráculo que só fale consigo (não comercializável) ou que tenha uma linguagem mais abrangente tanto a nível de simbologia como de mensagem. Um oráculo cujas imagens reflectem experiências pessoais da sua vida, podem não ter reflexo na vida de outra pessoa, logo não lhe diz nada. É um oráculo para uso pessoal. Se por outro lado procurar imagens com arquétipos a maioria vai-se identificar com a mensagem. Ex: Uma pomba branca a voar, é fácil todos a perceberem como pureza, liberdade. Se for uma foto do periquito a voar para o ombro do seu filho, a mensagem para o geral já pode ser dúbia, mesmo que para si seja algo evidente, pois viveu o momento.

- Não tenha pressa, nem prazos. A criação de um oráculo bem estruturado é por si só um processo interno, demorado e que necessita ser bem trabalhado. É possível ter de andar a reflectir e meditar sobre a mesma carta uma semana inteira, enquanto para outras é praticamente imediato.

- Nota pessoal: Ande sempre com um bloco de notas e caneta à mão. Por vezes, nas situações mais inesperadas vem mais um acrescento ao trabalho.

- Se pretende comercializar, antes de criar as cartas de forma definitiva. Consulte a gráfica em relação a dimensões, cores, resolução, formatos, etc. De outra forma corre o risco de ter de fazer tudo de novo. No momento vai parecer uma complicação, mas com alguma dedicação percebe que não é assim tão difícil e depois até se torna rotineiro. Se quiser muito, consegue e o tio Google ajuda muito.

Se quiser seguir a minha aventura com o Oráculo "Clavis Dominus" pode pedir adesão ao grupo de facebook no qual partilhei todo o meu processo e iremos continuar a partilhar experiências com este oráculo. O Link: https://www.facebook.com/groups/clavisdominus

Se pretender reservar um oráculo para si basta preencher o formulário do link: https://forms.gle/8gon5dzAFtxqyCAL6

Sabendo que ainda não tenho um preço de venda definitivo, mas para referência ficará entre os 25 e 28 euros.

O que contém:

1 Baralho de 56 cartas.

1 Bolsa de armazenamento

1 Chave.

1 Certificado de autenticidade

1 Manual em pdf

Apenas para as pré-reservas: Um Workshop online gratuito.

Espero que alguém se inspire e crie o seu oráculo.

Paula Netto

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora