Elementos, Elementais e Tarot

11-06-2020

Tudo o que existe é energia, manifestada ou imanifestada. Tudo o que vemos, sentimos, tocamos, cheiramos são diversas formas como essa energia se revela aos nossos sentidos, desde um pensamento, á textura de uma pedra. Podemos distinguir no nosso quotidiano 4 formas de energia materializada, os 4 elementos da Natureza, são elas Terra, Fogo, Ar e Água existe ainda a energia espiritual denominada de Éter, dai a palavra "Etérica".

Num baralho de Tarot temos esses 4 elementos naturais representados pelos 4 naipes: Ouros corresponde a Terra, Paus a Fogo, Ar a Espadas e Água a Copas. Enquanto os Arcanos Maiores podem ser considerados arquétipos macrocósmicos sob a energia do Éter, sendo que também a eles, pelas suas características cósmicas, podemos associar aos 4 elementos.

Os elementais são os espíritos guardiões dos elementos naturais, no folclore europeu chamados de Sílfides (Ar), Salamandras (Fogo), Ondinas (Água) e Gnomos (Terra) todos pertencentes ao Reino das Fadas. Dentro destes grupos há alguns com funções específicas, por exemplo: Dríades, espíritos das árvores.


"Os corpos físicos das Salamandras, são plantas, ervas e raízes influenciadas pelos signos zodiacais do fogo. (Áries, Leão, Sagitário). Ex.: incenso, sálvia, mirra.

Os corpos físicos das Ondinas são as plantas influenciadas pelos signos zodiacais da água. (Câncer, Escorpião e Peixes).

Os corpos físicos das Sílfides são os elementais das plantas influenciadas pelos signos do ar. (Gêmeos, Aquário e Libra). Ex.: nardo.

Os corpos físicos dos Gnomos são as plantas sob a influência dos signos da terra. (Touro, Virgem e Capricórnio). Ex.: pinho e salsa.

Em nossa anatomia interna, os elementais nos ajudam limpando nossos cilindros, conservando nossa saúde.

Para dominar e servir-se dos elementais da natureza de forma completa e definitiva, é indispensável eliminar o Ego.

"Nunca uma pessoa volúvel e caprichosa, dominará os silfos e sílfides do ar".

"Jamais um sujeito mole, frio e volúvel, será amo absoluto das ondinas das águas ou das nereidas dos mares".

"A ira irrita as salamandras".

"A concupiscência grosseira converte em brinquedo dos Gnomos e Pigmeus do reino mineral a quem quer servir-se deles".

É preciso ser disposto e ativos como os Silfos, flexíveis e atentos às imagens como as Ondinas e Nereidas. Enérgicos e fortes como as Salamandras. Laboriosos e pacientes como os gnomos."

Extrato de um texto Gnóstico de autor desconhecido


Uma vertente que se pode usar na análise geral de uma tiragem de Tarot são exactamente as dignidades elementais, ou seja, a interacção dos elementos presentes nas cartas, Fogo, Terra, Água e Ar.

Avaliando a predominância de um elemento nas cartas, podemos chegar a informações mais profundas da mensagem transmitida. Existem dois ciclos elementais a ter em conta, o da criação e o de controlo. Sendo eles:

- Criação: Fogo cria ar, ar cria água, água cria terra, terra cria fogo.

- Controle: Fogo e água controlam-se, terra e ar controlam-se.

Tal como na natureza, todos os elementos têm sua função, o fogo deita fumo, calor e cria ventos (Fogo cria ar), sob determinadas condições do ar surgem nuvens e cai água (ar cria água), os movimentos da água são causa de sedimentação e erosão (água cria terra) e a terra fornece combustível ao fogo (terra cria fogo). No ciclo de controle esta percepção é natural, o Fogo extingue-se com água, mas se for pouca água, o fogo evapora-a; A terra e o ar existem numa constante troca de compostos químicos, a terra permite que o ar seja respirável e o ar fornece gases á terra para que o ciclo se mantenha.

Vamos também associar a natureza Yang ao Fogo e ao Ar: movimento, activo, masculino, exterior; e a natureza Yin á Terra e á água: Passividade, inactiva, feminina, interior.

Podemos agora transferir estas noções para as nossas tiragens, verificando os excessos e deficiências de um ou mais naipes na tiragem e o que podem transmitir como informação extra é nossa interpretação.

Exemplo: uma tiragem, cheia de Fogo e Ar, mostra uma situação de grande actividade, ambos os naipes são Yang, a tendência a tornar-se stressante impulsiva, exteriorizada. Então podemos sugerir ao consulente que "tempere" a questão com Água e Terra (controlam o fogo e o ar respectivamente), dão á questão a passividade da energia Yin que estaria em falta para criar o equilíbrio elemental e para manter algum controlo sobre a mesma.

O baralho Elementality Tarot está vocacionado exactamente para esta vertente de utilização das energias elementais. Em breve será disponibilizado um Workshop sobre o tema.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora