O que necessito para aprender tarot?
14-10-2022

Muitos chegam a este mundo e nem sabem por onde começar pois a informação é muita, dispersa e desordenada. Claro que com uma formação bem orientada tudo seria mais simples, mas até chegar ao curso mais adequado para si se pode tornar uma difícil missão. Por estas razões decidi escrever este artigo, usando links para outros artigos que podem ser úteis no momento de se iniciar nesta arte.
- Que sistema vou usar? Clássico ou Moderno (Erradamente muitas vezes chamados de método Europeu e método Americano)? Esta será a primeira decisão a tomar, o que não implica que se fique por um único sistema, mas tem de começar por algum lado. Depois de saber um pode e deve ir estudar o outro, mas isso será lá mais para a frente. Se já tiver um baralho, pode optar por começar a usar o sistema associado ao mesmo.
- Adquira o baralho adequado para o sistema escolhido no ponto anterior. Para tal consulte o artigo:
- Adquira literatura e/ou formações dentro do sistema que escolheu. Não hesite em perguntar qual o sistema que usa nessa formação, se não souber responder (algo muito vulgar infelizmente) essa formação poderá não ser adequada. Também não recomendo material que contém tendências espirituais ou religiosas especificas. O Tarot é absolutamente neutro e é essa neutralidade que necessita aprender de inicio. Naturalmente, depois pode ser adaptado às suas crenças, porém ao aprender com neutralidade evita cair em superstições associadas ao uso de tarot e partilhadas como regras universais.
- Seja curioso, pesquise sobre a história do tarot terá uma visão muito mais abrangente sobre os dois sistemas e como um evolui para o outro. Como você também pode criar o seu próprio método único e pessoal. Leia os livretos que acompanham o seu baralho para melhor compreender a visão do autor, sabendo que não são o suficiente para "saber tarot". Coloquei "saber tarot" entre aspas pois é uma jornada longa e para a vida, nunca saberá tudo pois é uma arte em constante evolução.
- Estudar e praticar. A prática é fundamental para um bom desempenho, para afinar a sua forma de comunicar com as cartas, de perceber o que funciona para si. Tire cartas para eventos nacionais, histórias de revista cor-de-rosa, trocas em grupos de estudo, tudo isso irá aprimorar as suas leituras. Não comece com tiragens longas e complexas, isso só irá confundir. Na maioria das vezes 3 cartas é o suficiente, quando dominar uma leitura de 3 é que deve dar mais um passo na complexidade.
- Tenha um caderno que seja o seu diário de tarot, onde anota os seus estudos, os seus exercícios, tiragens e interpretações, verá como isso lhe será útil.
Depois, o caminho é seu, único e pessoal. Só lhe posso desejar uma boa viagem na arte do tarot.