Oráculos Vivos.

Agora imaginem que os nossos arcanos maiores do tarot, ganhavam vida, um corpo físico e uma voz para transmitirem as suas mensagens. Foi essa exactamente a ideia de Julia Hesse ao criar os oráculos vivos e com esta sua visão ganhou o prémio "evento do ano 2013", atribuídos anualmente pela Tarosophy association a quem se destaca pelo seu trabalho revolucionário na área do Tarot.
De Dolores, Colorado, Estados Unidos esta doce senhora que tive o privilégio de conhecer pessoalmente no Tarotcon Uk de 2015, criou uma das mais fantásticas formas de trazer o Tarot para as nossa vidas Quando os ensinamentos e mensagens do Tarot são transmitidas de pessoa para pessoa tornam-se uma ferramenta intensa, profunda de comunicação e orientação, capaz de tocar as zonas mais profundas do nosso ser, uma experiência para a vida.
Trata-se de um teatro interactivo, onde o consulente além de ter a sua questão esclarecida tem acesso directo ao oráculo e a todo o cenário envolvente interagindo pessoalmente com as "cartas". Depois de adquirido o seu ingresso no templo dos oráculos, acaba-se a realidade e entra num mundo mágico de cartas vivas, será recebido nesta jornada por um "Guardião dos Portões" que lhe dará todas as informações necessárias, ajuda na formulação da questão e faz a sua tiragem com um baralho de Tarot. Terá 1 a 3 cartas com a questão a que se referem anotadas no "programa". Irá então procurar a estação onde se encontra cada um dos arcanos, seleccionados, coloca-lhes a questão e eles transmitirão a mensagem associada, toma as suas anotações no "programa". Continua a deambular pelo templo, deixando-se envolver por toda a magia, a sacralidade, apreciando os cenários e os arcanos enquanto consulta os que lhe competem e têm um papel a desempenhar na sua busca de respostas.
No final será encaminhado para os "integradores", ou seja tarólogos experientes que ajudarão a compreender as respostas do oráculo associando-as à questão formulada e assim obter o resultado da sua consulta a oráculos reais. Uma experiência profunda, inesquecível, num cenário que o transportará para um mundo de magia e de grande sabedoria, sem dúvida algo marcante na vida de quem entra nesta aventura.
O outro lado destes eventos, é algo extraordinário especialmente para quem estuda e usa o Tarot na sua vida, pois tem a oportunidade de encarnar um arcano e tornar-se ele próprio a voz de um oráculo. Participei num destes workshops onde treinei esta metamorfose, nesse dia passei a ser "A Lua" com toda a sua simbologia, nuances, significados. Qualquer questão que me fosse colocada eu respondia com a voz da Lua, os movimentos e emoção da Lua. Uma experiência riquíssima tanto a nível de desenvolvimento pessoal, como de interpretação e também de conhecimento e aprofundamento dos arcanos.
A interacção dos diversos oráculos nos bastidores, a Lua em conversa com a temperança e a morte, a amizade entre a Torre e o Louco, o relacionamento do carro com a justiça, todo o tipo de envolvimento entre os diversos oráculos é motivo de observação, interpretação, reflexão, aprofundando o conhecimento das cartas.
Seja como consulente ou como participante é uma experiência inesquecível. São momentos muito gratificantes não apenas ao nível do saber mas também nos planos mais internos do Ser.
Deixo aqui o desafio e a ideia de transpor esta experiência para o nosso país, com os nossos aprendizes e profissionais de Tarot de forma a que todos possamos partilhar esta maravilhosa experiência de crescimento como tarólogos e como pessoas.