Porque fazer um curso de Tarot

08-01-2020


Muitos se perguntam para quê fazer um curso de Tarot se posso pegar em alguns livros e estudar?

Há 30 anos isso faria sentido, pois a informação era escassa e o acesso há mesma não era simples, não havia formações assim de bandeja. Hoje em dia a informação é tanta e tão dispersa que nem sabemos por onde começar, cada um diz a sua coisa umas certas outras erradas, nada bate certo com o que tinha lido antes, cada autor aborda o tema á sua maneira, etc. A cabeça dá um nó só a tentar perceber como começar. Quando iniciei existiam disponiveis em Portugal basicamente dois baralhos: O Marselha e o Rider Waite (já mais dificil de conseguir), hoje há milhares, praticamente todos os dias saem baralhos novos, com novas visões do Tarot. Com tanta informação sem fio condutor o mais vulgar é o estudante não conseguir uma estrutura de conhecimento forte e fiável para utilizar o Tarot convenientemente. E isso é muito notório nos debates em grupos sobre o tema, é uma salada, tudo á mistura. Há falta de conhecimentos de base.

Há escolas de conhecimento diferentes, o estudo de Marselha (escola Francesa clássica) é diferente do Rider Waite (escola Inglesa, moderna ou ocultista). Diversos baralhos estão em sintonia com métodos especificos e mais distantes de outros. É necessário conhecer as bases, as linhas de estudo que se pretendem seguir, com que mais nos identificamos. Pode até mais tarde vir a conhecer e usar todas, mas tem de começar por algum lado.

Um curso serve exactamente para estruturar o seu conhecimento, para ter consciência das variações que podem existir e ganhar discernimento sobre a informação que lhe interessa em cada caso. Conhecer diversos baralhos e métodos, mas de uma forma lógica e organizada. Costumo dizer que depois de ter estas bases cada um acaba por desenvolver o seu próprio método de lidar com o Tarot.

Por estas razões deixo o desafio de ingressarem numa formação com cabeça, tronco e membros que vos dê uma estrutura sólida para o uso desta arte, seja pelo Jardim do Tarot ou por algum outro colega que apresente boas referências.

No Jardim do Tarot tem duas opções:

- O curso completo, online, com duração de 9 meses, para tal basta estar atento ao lançamento de uma nova turma.

- Curso de "Tarot Essencial" para iniciantes que o ajudará a se lançar na arte do Tarot com um bom conhecimento de base. Pode aceder a qualquer momento clicando no link abaixo:

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora