Shadowland Tarot de Monica Bodirsky.
Trabalhar com as nossas sombras não é fácil, porém imprescindível para o nosso crescimento pessoal e eliminação de bloqueios. Devemos encarar os nossos defeitos, medos, fraquezas com lucidez para que seja possível transformá-los e quebrar padrões destrutivos da nossa vida. É para este trabalho pessoal que "The shadowland Tarot" está vocacionado.
Monica Bodirsky consegue com a sua arte, de uma forma muito leve e até humorística, conduzir-nos ao longo desta jornada pelo nosso lado sombra. Trata um tema muito sério e por vezes até doloroso, sem drama mas com uma enorme clareza. Os personagens que nos conduzem e provocam o inconsciente são monstros lendários: vampiro, bigfoot, aranhas e morcegos, esqueletos, lobisomens, etc. tratados em forma de banda desenhada e com cores alegres e suaves, elaborados com caneta, tinta e aguarela. São os nossos pesadelos, monstros internos tratados com doçura, mas sem serem "fofinhos".
É um baralho apto tanto para iniciantes como para tarólogos mais experientes, segue as linhas do Rider Waite com algumas alterações na designação e simbologia das cartas. Como exemplo, "O Louco" passa a chamar-se "Seeker" (O Buscador, o que procura); "O Julgamento" é "Discretion" (Critério). Nota-se uma fluidez de género, uma intenção de diluir o binómio masculino/feminino em características e atitudes mais Yin ou mais Yang sem especificações.
Dentro de uma caixa grande de fecho magnético, decorada com "O Mago", uma aranha e um morcego, pode encontrar: Um baralho de 78 cartas (22 arcanos maiores e 56 arcanos menores) impresso num cartão bem grosso e resistente (não dá para baralhar á jogador de poker como é meu habito). As cartas não têm moldura e os cantos são arredondados, por trás um fundo amarelo com dois morcegos e moldura negra irregular com ornamentos. As bordas exteriores das cartas banhadas em dourado.
Inclui também um livro de 208 páginas com prefácio de Liz Dean. Tem a descrição de todas as cartas com palavras-chave, o lado sombra, reflexões e mensagem. Pode também encontrar várias tiragens criadas pela autora com a intenção de auxiliar a trabalhar o lado sombra, bem como diversas indicações e recomendações nesse sentido.
Pessoalmente gostei muito deste baralho, da forma como é apresentado. Achei genial a leveza dada a monstros lendários, criaturas que despertam o assombro com o sentido de lidarmos melhor com a nossa sombra interna, os nossos próprios monstros.
Agora vou fazer algum trabalho com ele, familiarizar-me com estas simpáticas criaturas. J
NÃO COMPRE BARALHOS CONTRAFEITOS.
The shadowland Tarot
Library of congress control number: 2019946884
ISBN: 978-0-7643-5903-3